Excelsior

By 8 de Agosto de 2018Sem categoria

Há pouco mais de uma semana a cena carioca de quadrinhos perdeu o seu maior realizador e o quadrinho de forma geral um apaixonado. João Paulo, popularmente conhecido por Carpalhau.
Sua paixão pelos quadrinhos era intensa.  Por ser dislexo, aprendeu a ler com os gibis então lutava ferrenhamente para expansão dessa arte, principalmente para as crianças.

Demorei um pouco pra falar disso no blog pq senti e ainda sinto muito essa perda. Carpa era parceiro e por mais que divergíssemos em alguns pontos, tínhamos planos e o mesmo objetivo, o do quadrinho ser para todos!

Conversávamos sobre fazer mais trampos juntos, no fim só saiu um “Pedra Rara”, pela Capa Comics (selo que fundou em 2013 junto com outros artistas em Duque de Caxias), onde desenhei uma das histórias que ele escreveu.

Grande fomentador cultural e que levava a baixada com ele para onde fosse e levava cultura de onde fosse para abaixada. Sua paixão pelos quadrinhos como arte e cultura inclusiva era feroz ao quadrinho como um braço do mercado geek, que mais segrega do que une e inclui.  A cabeça do cara não parava e a vontade de botar todos no barco era o motivador. política de exceção não era com ele. a parada era inclusão total.

Ele sabia que os quadrinhos poderiam salvar a molecada da baixada e das regiões periféricas. Ele sabia do poder dos quadrinhos para dar uma direção praquele cabra perdido.

Criou a #gibizeira. Evento itinerante onde o artista não pagava mesa. Era de grandes eventos literais, bares, shoppings e até nas estações de trem. como disse, ele queria o quadrinho para TODOS.

O cara era phoda!

foi encontrado por sua esposa, quando mexia em seu computador, os 10 conselhos dele para produzir arte:

1) Quando você começa uma carreira nas artes você não tem ideia do que está fazendo: Se não sabe o que é impossível, não é difícil realizar;
2) Se você tem uma ideia do que vai fazer, então simplesmente faça;
3) Quando você começar, vai ter que lidar com os problemas do fracasso;
4) Espero que você erre: se você erra significa que está fazendo algo.
5) Os problemas do sucesso são maiores do que do fracasso;
6) Conhecimentos secretos: Autoconfiança;
7) “Isso é ótimo, você deveria aproveitar”: Viva a viagem;
8) O mundo está mudando, as velhas regras caindo e ninguém sabe o que vira. Deste modo crie a suas próprias regras;
9) Se não puder ser sábio, finja ser. Mas faça o que um sábio faria;
10) Deixe o mundo mais interessante por você estar aqui: Faça boa arte

no resta agora seguir esses mandamentos

Deixou aqui tb uma linda e forte homenagem do Rapha Pinheiro: Escelsior!

Leave a Reply